Buscar
  • Jessyka Fortes

Como aumentar performance da equipe comercial

Atualizado: Jun 14



Ter uma equipe engajada com os produtos ou serviços que a empresa oferece, é o primeiro passo para a obtenção de sucesso com as vendas.

O colaborador é o primeiro “potencial comprador” do produto que a empresa oferta. Então uma equipe que acredita naquilo que trabalha é uma das melhores conquistas para o sucesso de uma venda.

Nesse artigo você vai encontrar algumas dicas de como ter uma equipe comercial de alta performance.


Tenha sempre um planejamento


Planejar te impede de ser surpreendido. Esse é um ponto primordial em uma empresa ou negócio: planejar o processo de vendas, determinando todos os passos e procedimentos que serão adotados no contato com o cliente, analisar e desenvolver leads, ter métricas de monitoramento de produtividade.

Esses são só alguns dos pontos de um bom planejamento que devem ser olhados.


Ofereça treinamentos a sua equipe


Uma equipe comercial com alta performance, é uma equipe bem treinada, com conhecimento e domínio do produto ou serviço oferecido e habilidades de demonstração. A capacitação da equipe deve ser permanente e acompanhar a mudança do público-alvo e do produto.

Investir em cursos de formação e capacitação sobre tecnologias e novas metodologias de atuação em vendas, é muito importante, porém não são os únicos pontos a serem considerados.

Treinamentos em técnicas de vendas devem ser de maneira contínua e direcionados com o objetivo de desenvolver as habilidades do vendedor (aqueles que possuem dificuldade devem receber uma atenção especial).

Conhecimento dos pontos fortes e fracos de cada membro da equipe é fundamental para adequar os treinamentos das equipes. Isso traz um melhor proveito de aprendizado. Criar uma rotina de avaliação da equipe também é essencial para aumentar a performance da equipe.


Ferramentas de gestão de vendas


O modo como você aborda seus clientes mudou nos últimos anos, com isso as ferramentas de trabalho de uma equipe comercial de alta performance, também precisam evoluir acompanhando as necessidades do mercado (que nós sabemos que está cada vez mais exigente e consciente).

Uma ferramenta de CRM de vendas, pode garantir que sua equipe obtenha melhores resultados em prospecção de clientes, ter um controle detalhado sobre as negociações, vendas e contatos, facilidade em gerar e encontrar relatórios importantes. Ter tudo isso monitorado em uma boa ferramenta tem reflexo na produtividade de maneira expressiva.


Monitore as vendas


Monitorar uma venda, não significa simplesmente saber se ela foi concretizada ou não. É entender qual ponto é um fator de sucesso e qual ponto deve ser melhorado. Com esse monitoramento é possível obter relatórios de desempenho, individuais ou coletivos, realizar projeções e análises dos procedimentos de venda da sua empresa.

Uma equipe com uma alta performance necessita de dados para conseguir trabalhar de maneira eficiente.


Defina metas


Pode parecer um item básico, mas ele é de uma importância bem grande. Metas devem ser desafiadoras, porém tangíveis. Precisam ser claras, objetivas. Toda a equipe deve compreender a meta estabelecida.

A partir de uma meta estabelecida sua equipe conseguirá definir os pontos em que será necessário um treinamento e traçar um plano de como conseguir atingir o objetivo final.


Se você ficou com alguma dúvida sobre como implementar algum dos pontos acima, entre em contato conosco.



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo